Descobrindo novos lugares…
- Patrícia Lavandosky Nunes
- 1 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Desta vez vamos falar um pouquinho das minhas férias na Região de Veneta, Província de Treviso e Belluno.
A Itália é um pais cheio de surpresas: onde quer que se vá descobrimos um mundo de historias, tradições e curiosidades.
Desta vez vou contar um pouco destas províncias (que é a mesma coisa que Estado no Brasil): Treviso e Belluno.
Começamos por Conegliano/TV (Treviso), cidade famosa e conhecida pela melhor escola de Enologia e formação de Sommelier da Europa e uma das melhores do mundo! Oba!!!!!
Aqui se concentram as melhores vinícolas da Itália (o Veneto é cheio de vinícolas famosíssimas), mas falo especialmente do produto mais famoso da Itália: o Prosecco!
Conegliano é uma cidade-chave na plantação de vinhedos e produção de Prosecco, assim como a primeira cidade absoluta na sua plantação e produção que é a Valdobbiadene/TV. Conegliano se localiza em meio a colinas...No meio dessas Colinas está a famosa ‘Estrada do Prosecco’ – Patrimônio da UNESCO.
Daqui partimos para a maior floresta da Europa ‘Foresta del Pian Cansiglio’ a 1000m de altitude e a somente 45km de Conegliano, entre as cidades de Tambre/TV (Treviso) e Alpago/BL (Belluno).
Essa floresta è localizada na Região Veneto e faz divisa com a Região Friuli Venezia Giulia. Um lugar fascinante, perdido no mundo (aqui não funciona internet rsrsrs). Uma paz incrível, inúmeros lugares para fazer picnic, campos de golf e algumas Osterias e Trattorias que estão sempre lotadas, no limite da sua capacidade, recebendo turistas de todo o país e também da Alemanha, Austria, França, Belgica, Slovenia, Croacia, etc. Tem também algumas opções de agroturismo (que por aqui se chamam: ‘Malga’) onde comercializam produtos típicos, queijos e salames de produção própria. O turista tem acesso ao recinto onde são criados os animais podendo ver como são tratados e alimentados.
Do Pian Foresta del Cansiglio, nos dirigimos à Província de Belluno, numa cidadezinha chamada Sospirolo onde vamos conhecer o ‘Valle del Mis’, com seu Lago homonimo e a ‘Cascata della Soffia’ (onde o vento sopra).
Este lugar è um marco de uma tragédia acontecida na época da 2ª guerra mundial onde toda uma família de camponeses foi massacrada pelos Austríacos nazistas. E um lugar muito frequentado, especialmente pelos amantes da natureza, de aventuras e de alpinismo (que aproveitam para se exercitar nas montanhas rochosas que cercam este Valle). O Lago del Mis tem uma profundidade máxima de 88 metros e tem uma cor intensa verde esmeralda. Essa cor è devido ao tipo de vegetação e de rocha do lugar. A agua é de origem do degelo das montanhas sendo assim de muito boa qualidade, cristalina e sem nenhum tipo de contaminação.
Em breve novos lugares pitorescos e únicos regados a muito prosecco, nessa bela Itália. Vem comigo!!!!
By Marcia Chiozo.



Comments